domingo, 4 de agosto de 2013

Coveiro de São Paulo publica sua terceira obra literária.

Titulo original para a Folha:

Coveiro do cemitério da Consolação já prepara terceiro livro sobre criaturas atormentadas


Por: Natália ALBERTONI

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA




Francisco Pinto de Campos Neto, 54, o Tico, sepulta cadáveres de dia e concebe personagens ao anoitecer.
De segunda a sexta, das 9h às 16h, é coveiro no cemitério da Consolação, no centro. As horas livres são gastas na produção do seu terceiro livro, que tem o remorso como mote.
Tico já publicou duas coletâneas de contos: "Elas etc." e "As Núpcias do Escorpião", cheias de histórias de criaturas atormentadas --como a menina abusada pela tia e o paraplégico apaixonado por um travesti.
Em 1980, Tico passou em letras na USP, mas não terminou a faculdade. Trabalhou como revisor na área e, inquieto, fez de tudo um pouco: assistente de caminhão, porteiro de boate gay, pintor de parede...
A vida foi ficando difícil, e ele acabou indo morar na rua. Tinha 34 anos quando foi internado pela primeira vez, numa instituição particular, por conselho do irmão mais velho --Tico tinha virado um copo de álcool Zulu. "Passava dias bebendo e cheirando pó."
Foi confinado 20 vezes por causa do vício, em clínicas privadas e públicas. Está sóbrio há dez anos --por força de vontade, não à força pelas intervenções médicas, acredita.
No ano passado, o homem que desde menino sonhava em viver de literatura viu um cartaz da prefeitura: concurso para sepultador. Conseguiu dinheiro emprestado e se inscreveu.
Também em 2012, foi acolhido por Robson Padial, 48 --é dele o Sarau do Binho, projeto itinerante que reúne artistas da periferia paulistana.
Tico conheceu ali a Agência Popular de Fomento à Cultura Solano Trindade, que financiou uma tiragem de 500 exemplares de "As Núpcias" (restam apenas cem cópias).
Livro e resultado do concurso saíram quase ao mesmo tempo. "Encontrei um cantinho para morar e consegui pagar o primeiro aluguel com a venda dos livros", afirma.



CONHECIMENTO DE CAUSA
Das dez histórias d'"As Núpcias", quatro se passam em manicômios. A temática rendeu a Tico, em maio, o 5º Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos.
A obra trata de abuso de medicamentos, punição e abandono. Nenhum personagem é real, mas o autor escreve com conhecimento de causa.
"O que fazem lá é uma lobotomia química. Me emocionei muito com 'Bicho de Sete Cabeças' [filme de 2001 com Rodrigo Santoro]. Daquilo mostrado, só não vivi o choque elétrico."
Para ele, é necessário batalhar pela luta antimanicomial, mas também ter cuidado com a atual "psiquiatrização" dos sentimentos.
"Você sai de qualquer posto de saúde com [medicação] tarja preta. O Binho costuma falar que qualquer farmácia é uma biqueira [ponto de venda de drogas]. E deve estar dando lucro, porque fica aberta 24 horas."
O coveiro-escritor acha que "os remédios trazem uma felicidade de plástico que interessa à indústria farmacêutica. Com a cabeça cheia de Rivotril, o cara não questiona nada".
Até a onda de protestos no país não seria a mesma, diz. "Imagina se esses manifestantes tomassem Lexotan... Eles estariam dando risada."
Francivaldo Gomes, 45, administrador do cemitério, não sabia que tinha um artista entre os funcionários. "Temos 30 personagens famosos enterrados. Para um lugar que tem tradição em cultura, é ótimo ter um sepultador-escritor."
'SEM FRESCURICE'
"É um livro sem embromação nenhuma. Não é sofisticado, fantasioso... Vai direto ao ponto. Uma obra que interessa a quem realmente gosta de ler, quer saber algo sobre o cotidiano, sobre a cidade. Fiquei realmente preso a tudo que se refere a São Paulo, principalmente ao centro, que o autor descreve muito bem, sem "frescurice". É um título que merece muito respeito dos leitores. Eu daria nota 8,5 para o escritor. E olha que sou muito rigoroso com notas. Para chegar a 10 tem que ser Edgar Allan Poe." José Mojica Marins, o Zé do Caixão
Para comprar o livro, escreva para poetasderua@hotmail.com.



Artigo publicado por Natália Albertoni para: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares