terça-feira, 20 de agosto de 2013

O que você precisa saber sobre o conservadorismo religioso do brasileiro analisando o “Porta dos Fundos”





O novo vídeo do grupo de humor “Porta dos Fundos” intitulado “Oh meu Deus”, como não poderia ser diferente acabou gerando um pouco de polêmica. Digo isso porque estamos falando do Brasil, um país onde a democracia ainda engatinha e os conservadores religiosos aproveitam das mais inusitadas maneiras de aparecer na mídia. Obvio que o personagem da vez, e outra vez não poderia deixar de ser o parlamentar evangélico mais badalado do Brasil, o próprio Marcos Feliciano em pessoa conclamou seus seguidores do Tweeter para uma comoção nacional para retirar o vídeo do ar. A trupe do “Portas do Fundo” por suas vez não deixará de ganhar os louro por essa polemica, pois acho que o objetivo desse tipo de humor é justamente causar desconforto a quem lhe servir, e por isso estão tendo o reconhecimento que merecem na nova cena do humor na internet. Mas como o colunista da “Folha” Tony Goes escreveu hoje em sua coluna “(Feliciano) poderá dizer que, mais uma vez, os crentes foram vítimas deperseguição. Aliás, já está no lucro. Seu objetivo maior foi alcançado: voltaràs manchetes, que freqüentou semana passada graças à gozação que sofreu numavião.”

Feliciano quer estar na mídia como o grande mártir do século XXI. Uma imagem que está bem enraizada no mundo cristão. Os cristãos sempre necessitaram da presença de um mártir como o próprio Cristo supostamente o foi em sua época. O cristianismo foi o criador dessa noção de que há beneficio no sofrimento. Quem sofre vai para o céu, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." (Mateus).

Essa imagem do homem que sofre perseguição por conta de sua fé já foi muito explorada na história e vem ainda sendo muito útil para a dominação em massa. Portanto Marcos Feliciano é uma cria de seu meio. Mas não pense que faz isso por pura fé, seu oportunismo é malévolo. Notemos que suas falácias são friamente e detalhadamente calculadas por profissionais da área.Não vamos nos iludir com a aparente ingenuidade desse homem. 

                            


Mas voltando ao vídeo[assista-o acima], que merece sim uma visão mais crítica por parte do espectador, relata com maestria e um sarcasmo muito justificável a alienação coletiva que muitos símbolos religiosos causam nas pessoas que não questionam nada e simplesmente aceitam passivamente toda influencia externa. Já vi casos onde foi dito que a imagem de Cristo ou da Ave Maria aparecem nos mais exótico lugares, dedes pão com presunto até na mancha do vidro de uma casa, por que não na vagina de uma mulher – como foi retratado no vídeo? Por que um pão com presunto é mais sagrado que uma genitália? Mas isso não vem ao caso. O problema é que a liberdade de expressão deve ser respeitada em todos os sentidos. Por que vocês cristãos conservadores apregoam que esse vídeo fere sua fé – que deveria ser inabalável? Afinal a critica muito bem identificável no vídeo se direciona àqueles fanáticos que acreditam em tudo e querem cultuar tudo que pareça ter barba bigode cabelos longos e as vezes até uma aureola. Fique olhado fixamente para o anus de um cachorro por alguns minutos e verá isso se assim quiser.

Portanto é valida a critica feita pelo pessoal do Porta do Fundo. E aqueles que acham ofensivo, eu tenho uma sugestão muito interessante, anotem! "Não assistam o vídeo e não o indiquem a ninguém, e caso venham a pronunciar contra o vídeo sintam-se bem vindos.”
O problema é vocês quererem censurar um grupo de profissionais tachando-os de hereges em um pais laico, onde ser “herege” deveria ser uma condição corriqueira e não uma exceção.
Pois se o Brasil se gaba de estar vivendo em plena democracia, apontando da falta de liberdade, por exemplo, do povo americano que possui uma democracia muito mais velha que a nossa, olhem para o tamanho da trave que há no seus olhos – parafraseando o própria Cristo, afinal eu sou livre para fazer isso já que faz mais de dois mil anos que ele faleceu, portanto suas frases já são de domino público* - Nos EUA e Canada há muito mais subversão e criticas religiosas do que aqui nesse país abençoado por Deus. Como seria possível um comediante como Bill Maher se apresentar aqui no Brasil?

No meio do show metade da platéia teria deixado o evento vomitando ou orando pela alma do pobre comediante atormentado. Ou para ser um pouco mais incisivo, quem aqui poderia imaginar um show do George Carllin sendo apresentado por essas terras? São apenas dois exemplos que deixam claro o quanto o país do funk das poposudas e do carnaval das mulatas de tapa sexo ainda está passando por um alto grau de conservadorismo religioso que sempre foi a causa das maiores imbecilidades da história da humanidade, como por exemplo proibição do uso de preservativos.




André Stanley 

André Stanley é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver”; presidiu o Centro acadêmico do curso de História no UNIFEG em 2007, é membro efetivo da Ass. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História. Também leciona língua inglesa idioma que domina desde a adolescência..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares