terça-feira, 5 de novembro de 2013

A nova safra de escritores Guaxupeanos




A minha querida Guaxupé cidade do interior de Minas Gerais, está passando por uma grande efervescência literária nesse final de ano. Não bastasse o lançamento do livro “O Cadáver” por esse que vos escreve, outras duas obras estão a caminho. Serão lançadas nessa próxima sexta-feira (08/11/2013) as obras “O Sexto Reino” do jovem escritor guaxupeano J.A.R. Ferraz, e também o livro de crônicas “Santo Algures” de Rodrigo Taveira que apesar de não ser natural de Guaxupé reside nessa cidade há 4 anos. 


A pacata cidade de Guaxupé sempre foi reduto de autores de diversas áreas do conhecimento tendo em seu panteão, literatos reconhecidos nacionalmente e até internacionalmente como Elias José e Nege Além, mas há muitos outros que as vezes passam despercebido pelo público: Veja lista de autores guaxupeanos compilada pelo também autor Moacyr Costa Ferreira.




Que essa jovem força que aflora na literatura de Guaxupé nesse inicio de século não seja apenas um “fogo de palha” como dizemos aqui em Minas. Que nós, jovens e inexperientes autores não nos dispersemos pela falta de apoio da grande mídia e consideremos o papel social de nossa arte. Que Guaxupé que sempre foi conhecida por sua força na agricultura, principalmente pelo café, possa ser também conhecida como um reduto de autores e pessoas que se interessam por literatura. Um pequeno nicho cultural, que seja, mas um lugar onde a expressão cultural possa ter relevância para seu povo.

André Stanley


André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); presidiu o Centro acadêmico do curso de História no UNIFEG em 2007, é membro efetivo da Ass. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares