terça-feira, 5 de novembro de 2013

Leo Lins fala sobre a nova censura brasileira, e explica "O que é uma piada".





Texto publicado originalmente no dia 05 de novembro de 2013 na pagina pessoal do facebook do Humorista Leo Lins com o título original de PROIBIDO PENSAR




Poucos meses atrás fui alvo de um protesto de dekasseguis (brasileiros no Japão) em virtude de piadas com terremoto. Poucas semanas atrás Danilo Gentili foi notificado que está sendo processado por uma mulher que se ofendeu com piadas sobre o fato de ter doado mais de 400 litros de leite. Tata Werneck recebeu queixas da comunidade judaica e Bruno Mazzeo foi acusado de racismo por causa de um esquete. Tudo isso em questão de 2 meses. Fora isso tramita no congresso uma lei para proibir as biografias não autorizadas. Será mesmo que não existe censura? Será que estamos livres para falar o que quiser?



“Seja qual for sua origem, a fala é a maior de todas as invenções”. (Geoffrey Blainey)


Cada vez mais o Estado está a costurar a boca das pessoas. A justificativa para esta costura é utilizar uma agulha de moral e um fio de boas maneiras, onde, segundo eles, a união dos dois é benéfica para o povo.


A capacidade de raciocinar fez o homem chegar à lua, mas parece que hoje em dia ele não é capaz de chegar a uma conclusão. É preciso o Estado intervir e decidir sobre o que você pode ler, assistir ou até mesmo rir.


A piada tem uma estrutura e 
a principal característica de uma piada
 é a presença da chamada “distorção cômica”.


A Ministra dos direitos humanos, Maria do Rosário também quer proibir caricaturas não autorizadas e tirar do ar um BLOG de humor, alegando que ele propaga noticias falsas. Mas é JUSTAMENTE POR ISSO que ele é um BLOG de humor. O que deveria ser retirado é um cromossomo a mais no DNA da ministra, pois claramente seu nível de raciocínio está abaixo do normal.


Deixem me explicar para os leigos em humor. Assim como aprendemos no português da escola que uma frase é composta por sujeito, verbo e predicado. A piada tem uma estrutura e a principal característica de uma piada é a presença da chamada “distorção cômica”.


O William Boner não pode falar: “Encontraram 10 japoneses que estavam desaparecidos em Fukushima. Parece que por causa da radiação eles estão brilhando no escuro, então está mais fácil”.


Mas porque ele não pode e um comediante pode? Porque é uma piada.
JORNALISTA = DA NOTÍCIAS
COMEDIANTE = CONTA PIADAS
MUSICO = CANTA OU TOCA MUSICAS
PADEIRO = FAZ PÃO
IMBECIL = SE OFENDE COM TUDO (isso foi uma piada para criticar a postura de algumas pessoas. Porque foi uma piada? Porque não existe a profissão de imbecil)


O jornalista pode fazer uma piada durante sua vida pessoal, assim como os comediantes também falam sério em algum momento. Mas este momento não deve ser no palco.


Quando digo:


“Não entendo negão que faz tatuagem?! É o mesmo que riscar um Avatar de caneta BIC”. (PIADA)


Não estou querendo dizer que o negro é tão inferior ao branco que nem se tatuar ele pode. Estou apenas fazendo uma PIADA com o fato de que tatuagens aparecem menos na cor negra do que na cor branca.


Se eu falar: Acho ridículo negro com tatuagem, nem da pra ver direito.


Isso não é uma piada, é apenas um comentário, não necessariamente pejorativo.
A mesma pessoa que disse isso pode achar ridículo um branco com a cabeça raspada. Isso não quer dizer que o formato do crânio dos brancos é tão feio que deve ser ocultado com cabelos.


Quando Tata Werneck disse no programa Amor e Sexo: se um amigo meu fosse alvo de bullying eu ia acalmar a galera pra não zoar ele... E mudar o foco pra um judeu.


CLARAMENTE É UMA PIADA. Tata diz que vai acalmar a galera... dando a impressão que está contra o bullying, mas no final distorce a realidade ao falar que vai mudar o foco pra um judeu. Se ela falasse:


“Se o meu amigo fosse judeu, tinha mais é que sofrer bullying mesmo.” isso não é uma piada. Não tem distorção cômica. Para mim isso seria um comentário infeliz e desnecessário.


Vejamos a triste doadora de leite e Danilo Gentili


A piada foi: “...ela doou mais de 300 litros. Em termos de doação de leite esta quase alcançando o kid bengala.”


A comparação é uma figura de linguagem tipicamente utilizada para criar distorções cômicas.


Até o famoso caso de Rafinha Bastos, também CLARAMENTE era um piada: “ela está muito bonita, comeria ela e o bebê”. A piada na verdade elogiava a aparência da cantora. Talvez em forma de poesia não desse problema algum:


A menina amadurece
Ela carrega vida no ventre
E mesmo sem a silhueta de antes
Desperta nos homens desejo ardente


A PIADA tem que poder ser feita, seja ela sobre relacionamentos, alcoolismo, animais de estimação, acidentes da natureza, guerras, espionagem, desvio de verbas, compras no mercado, gordos em academia...


Se existem musicas, poesias, filmes, fotografias, enfim diversas formas de arte abordando esses temas, porque o humor deve ser excluído?!
E... Será que apenas o humor que vai ser excluído?! A literatura já está sofrendo censura.


Neste passo, dentro de um tempo os médicos cubanos vão pensar: “Aún estamos em Cuba?!” (Ainda estamos em Cuba?!)


Se essa censura aumentar vou lutar até onde puder. Se não tiver mais jeito espero poder fazer como grandes artistas perseguidos pela ditadura, como o grande Caetano ou Gilberto Gil. Espero poder me exilar ‘tristemente’ em Londres e viajar toda a Europa fazendo shows. Anos mais tarde retornar ao Brasil, mostrar a intimidade na revista CARAS e depois proibir que alguém escreva algo sobre minha pessoa. (isso foi uma ironia, outra figura de linguagem comum na comédia)


Veja bem, não quero que todo mundo goste do que eu falo. Espero que as pessoas formulem sua própria opinião a respeito. Mas um povo pensante é mais difícil de ser dominado. Por isso estão impondo limites. O povo está virando um gado criado em confinamento, abaixando a cabeça para tudo... quando será o abate?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares