domingo, 5 de janeiro de 2014

Fim de Caso: Será que disputamos o amor de Deus quando amamos alguém?




Ficha técnica:
Título: Fim de Caso
Autor (a): Graham Greene
Editora: Record/Coleção: BEST BOLSO
País de origem: Inglaterra
Título original: The end of the Affair
Lançado no Brasil: 1951
Gênero: Romance Britânico/Ficção

Indicarei hoje um clássico da literatura inglesa. Fim de Caso é talvez o livro mais famoso de Graham Greene. O livro foi lançado em 1951, e sua história se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Londres sofre duros e constantes bombardeios e o enredo se desenrola em meio a esse caos de sirenes e ruínas.

O narrador, conta um caso que teve com uma mulher casada, o que o faz ser protagonista de uma estranha relação a três – ou mais. O grande diferencial da obra, e acrescento grande elemento cômico da obra, de Greene é justamente o fato de que um desses indivíduos envolvidos no suposto circulo de amantes da personagem Sarah Miles é Deus. Greene usa todos os pronomes relativos ao todo poderoso com letras maiúsculas o que facilita um pouco a leitura e demonstra todo seu sarcasmo.

Em 1999 a história foi levada ao cinema pelo diretor NeilJordan, estrelando Ralph Fiennes e Julianne Moore nos papeis do casal de amantes.


O fato de eu ter assistido primeiramente ao filme baseado nessa obra atrapalhou a leitura do livro, o que me fez lê-lo novamente. Na segunda leitura pude notar que o autor critica o cristianismo o tempo todo e ainda de forma cômica faz o leitor refletir no quanto é irrelevante acreditar ou não em Deus se estaremos sempre nos relacionando com a intervenção dessa entidade. Mesmo sendo ateu o protagonista passa grande parte da história criticando Deus, por ter sido seu competidor mais implacável.

Graham Greene - 1904/1991

















André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); presidiu o Centro acadêmico do curso de História no UNIFEG em 2007, é membro efetivo da Ass. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares