segunda-feira, 5 de maio de 2014

Efeito Sheherazade. E a propensão humana ao linchamento.


Imagine a seguinte situação: uma criança é supostamente sequestrada nas redondezas de seu bairro. Não ha muitas evidencias até então, mas você entra na internet para procurar informações sobre o ocorrido, afinal de contas você tem parentes e também tem amigos que têm crianças. Você abre uma pagina no Facebook que é conhecida por dar noticias fresquinhas e detalhadas sobra a cidade, e se depara com a foto de uma mulher que segundo alguns é a sequestradora de crianças. E ainda ha um agravante ela pratica magia negra. E você olha atentamente para a foto e nota que você conhece aquela pessoa, está meio diferente na foto,mas você definitivamente já viu aquela pessoa antes. De repente, você nota que é uma mulher que mora exatamente duas ruas acima da sua. Nessa situação o que você faria? Agora leia a reportagem.



Uma mulher de 33 anos foi espancada por dezenas de moradores em Guarajau. Dois dias depois do fato, a mulher que estava em coma induzido morreu no hospital. Segundo os moradores que a agrediram, ela havia sequestrado uma criança para pratica de magia negra, um crime hediondo e realmente passível de uma severa punição. No entanto essas acusações estão sendo investigadas pela policia que até o momento do ocorrido não havia sequer colhido evidencias que a incriminasse. Os populares aparentemente foram levados ao ato por um boato surgido na internet que a colocava como praticante de magia negra. Vizinhos da mulher, no entanto, acreditam na sua inocência. 

Linchamentos como esses sempre ocorreram mundo afora, porem hoje todas as pessoas carregam aparelhos nos bolsos capazes de registar essas ações em fotos ou até em vídeo o que deixa a situação mais alarmante. A questão não é se ela era culpada ou não. A questão é que somos seres violentos por natureza e a tendencia é que esses tipos de ocorrências se multipliquem cada vez mais. Me lembro quando a "jornalista" Rachel Sheherazade do SBT fez um comentário ao noticiar o linchamento de um adolescente delinquente que havia sido amarrado em um poste e agredido por populares. Sheherazade não incitou a violência em seu comentário, apesar de muitos de seus detratores terem dito isso, ela apenas deixou claro o que somos capazes de fazer quando nos sentimos acuados. Sheherazade foi na verdade a parta voz de muitos de nós que teríamos feito o mesmo que aqueles moradores espancadores. 


Como jornalista e "formadora de opinião" ela tem o direito sim de expressar sua opinião, só acho que quando alguém faz isso em rede nacional em um pais sem um minimo de educação necessário para entender a diferença entre "aceitável" e "compreensível" isso pode em algum grau ser considerado uma irresponsabilidade ou inconsequência da apresentadora. Mas no final o buraco está sempre mais em baixo, ela evidenciou o que os governantes tentam esconder. Esse país não tem segurança porque não tem educação. Simples assim. Uma sociedade que se preze é eficiente na contenção da propensão popular ao linchamento. Somos predadores naturais e sempre que houver a chance de botar esse tigre para fora - usando a metáfora do filme "As aventura de Pi" - nós o faremos. Por isso acho que jornalistas, apresentadores de TV, e sites de noticias da internet dentre outros profissionais socialmente influentes devem levar em consideração o tipo de criatura que estão lidando; o ser humano.




Creio que todo o repudio por esse trágico episodio de Guarujá deve cair sobre a pagina da internet "Guarujá Alerta" que propagou esse boato através de fotos de uma pessoa suspeita em sua pagina. Jornalismo não se faz com boatos, enquanto não houver evidencias contundentes a identidade das pessoas deve ser resguardada. Só faço uma pergunta; evidentemente temos grandes jornalistas nesse país, mas o que está acontecendo com essa nova geração???


André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); É membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Administra e escreve para os blogs: Blog do André Stanley (blogdoandrestanley.blogspot.com) – Sobre História, política, arte, religião, humor e assuntos diversos e Stanley Personal Teacher (stanleypersonalteacher.blogspot.com) onde da dicas de Inglês e posta exercícios para todos os níveis.

Um comentário:

  1. Assistam o comentário de Ricardo Boechat e tire suas conclusões sobre a imagem de alguns jornalistas dentro do próprio clã


    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/notas-tv/ricardo-boechat-comenta-linchamento-mulher-e-manda-indireta-172941434.html

    ResponderExcluir

Postagens Populares