sábado, 13 de dezembro de 2014

Metalhead – Filme Islandês retrata as desavenças psicológicas de uma fã de Heavy Metal.







Título: Málmhaus(Original)
Ano produção: 2013
Dirigido por: 
Estreia: 11 de outubro de 2013( Islândia) 
Duração: 97 minutos
Classificação:  14 - Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero: Drama 
País de Origem: Islândia

Sei que não é o que se espera de um filme chamado Metalhead*, onde na capa tem a foto de uma mulher com uma maquiagem estilizada de Black Metal, mas este filme se trata de um drama familiar vivido por uma pequena família proprietária de uma fazenda de gado leiteiro no interior da Islândia. A protagonista é Hera, uma jovem que depois que perdeu seu irmão mais velho em um acidente com um trator busca superar suas agruras ouvindo e compondo músicas de Heavy Metal. Estilo musical que seu irmão era fã. Hera passa a ter um comportamento agressivo e fugidio o que a faz entrar em choque com seus pais e com a pequena comunidade rural onde vive.

O filme retrata as varias esquisitices que Hera usa para tentar esquecer o trauma do passado. Mostra uma jovem mulher que não consegue acalentar sua dor e devido a sua característica misantropa não consegue estabelecer um vínculo social com seus conterrâneos e mesmo seus pais se tornam estranhos vivendo debaixo do mesmo teto, ou seja, uma Metalhead* por excelência, sem amigos e com apenas uma forma de se expressar, a música pesada. O diretor Ragnar Bragason foi muito feliz ao criar essa personagem que engloba em si as angustias que essa subcultura enfrenta para se sentir viva e parte de uma sociedade que a eles parece impossível de viver.

O drama se passa nos idos dos anos 90 onde bandas como JudasPriest, Megadeth, Metallica e Iron Maiden já possuíam uma legião de fãs ao redor do mundo e é com essa trilha sonora que Hera lida com suas mais profundas dores. E o contraste de seu comportamento arredio com a sociedade conservadora em que vive, pode ser vista como uma micro representação social de como esse estilo musical sobreviveu a anos de repressão por parte dos mais conservadores, e ainda conseguiu se extremar gerando até mesmo uma onda de vandalismos extremos praticado na Noruega por parte de grupos de fãs de Black Metal, até então a vertente mais extrema do Metal. Esse fato não deixa de influenciar Hera que passa a se comportar de forma ainda mais radical depois que assiste pela TV uma reportagem sobre igrejas que foram incendiadas na Noruega. Até estiliza uma maquiagem da mesma maneira que os músicos de bandas como Mayhem e companhia limitada usavam.

Metalhead* é um filme às vezes sombrio por demonstrar as profundezas mais inóspitas da nossa mente, e às vezes cômico quando lida com o comportamento exótico da protagonista, mas é sobretudo um filme sobre a perda e a devastação que isso pode causar na vida de uma pessoa e naqueles que vivem a seu redor. É um filme repleto de simbologias que permeiam o mundo do Heavy Metal e da psicologia de uma forma geral.

Mostra de forma singela os devaneios de uma sub cultura que só sobrevive ainda hoje porque ainda há adolescentes e jovens necessitando da ajuda de guitarras distorcidas e vocais guturais para conseguirem continuar vivendo, como diria a famosa frase sempre atribuída a Ozzy Osborne: "Enquanto houverem garotos chateados, o Heavy Metal continuará existindo."



Assista o Trailer:






*Metalhead - Um dos muitos nomes utilizado mundo afora para rotular o fã de Heavy Metal em geral.Leia matéria publicada nesse blog sobre terminologias usadas para se referir ao fã de Heavy Metal. Click Here

Pesquisa:
IMDB
Whiplash


Assista on line: Aqui

André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); É membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Administra e escreve para os blogs: Blog do André Stanley (blogdoandrestanley.blogspot.com) Sobre História, política, arte, religião, humor e assuntos diversos e Stanley Personal Teacher (stanleypersonalteacher.blogspot.com) onde da dicas de Inglês e posta atividades para todos os níveis.

2 comentários:

Postagens Populares