sábado, 24 de janeiro de 2015

Journey: Banda responsável por grandes hits da história do Rock




Você com certeza já ouviu e cantou muitas das canções dessa banda sem nem mesmo saber de quem era. O Journey é uma banda americana formada em 1973 em São Francisco por ex-membros da Frumious Bandersnatch, banda que acompanhava o músico Santana. Seus grandes sucessos comercias começaram a surgir na década de 1980. Músicas como "Faithfully", "Lights", "Open Arms", além de outras como "Lovin', Touchin', Squeezin'", "Don't Stop Believin'", "Any Way You Want It", "Separate Ways (Worlds Apart)" e "Wheel in the Sky se tornaram grandes hits e tocavam nas FMs a todo momento.

O Journey lançou seu primeiro álbum auto intitulado em 1975. Seus primeiros álbuns não venderam como o esperado e a gravadora pediu que eles mudassem o direcionamento musical. Para o lançamento de seu quarto álbum Infinity (1978) a banda contratou o vocalista Steve Perry e suas vendas melhoraram ficando em 21º nas paradas. Os caras ainda estão na ativa, obviamente que sofreram algumas mudanças no decorrer dos anos, na década de 1980 o Vocalista Steve Perry deixou a banda para seguir carreira solo. Steve Augeri e Jeff Scott Soto (Talismã) foram o frontman da banda e em 2007 a banda contratou o cantor filipino Arnel Pineda da banda cover “The Zoo” depois que o guitarrista Neal Schon o viu no youtube cantando musicas do Journey. O garoto deu conta do recado e sua presença de palco é elogiável (assista vídeo abaixo). Pode parecer que o Joruney foi mais uma banda composta por músicos de estúdio formada por produtores musicais para agradar o público em geral, mas você perceberá assistindo esse show matador dos caras em Manila no ano de 2008 que a qualidade dos músicos é admirável e suas musicas são comparáveis à grandes bandas de rock progressivo e são com certeza grandes lendas da chamada “ArenaRock”. Devido ao seu sucesso comercial nos anos 1980 eles tem vários hits em temas de filmes como a grande canção Separate Ways (Worlds Apart) que foi tema do filme estrelado por Jim Carrey em 2008 “Sim Senhor.” E até mesmo a série de TV americana "Glee" andou fazendo uma versão enxuta e adolescente de "Don't stop Believin". 

Vou deixar aqui os dois vídeos do show maravilhoso de Manila 2008, mas recomendo que comprem o DVD que mostra esse show com qualidade incrível. Até a próxima.
Álbuns de estúdio

·         1975 - Journey 
·         1976 - Look into the Future
·         1977 - Next
·         1978 - Infinity
·         1979 - Evolution 
·         1980 - Departure 
·         1980 - Dream, After Dream
·         1981 - Escape
·         1983 - Frontiers 
·         1986 - Raised on Radio
·         1996 - Trial by Fire 
·         2001 - Arrival
·         2005 - Generations
·         2008 - Revelation 
·         2011 - Eclipse 

Compilações
·         1980 - In the Beginning 
·         1981 - Captured 
·         1988 - Greatest Hits
·         1981- The Ballade 
·         1982 - Time³
·         1998 - Greatest Hits Live
·         2001 - The Journey Continues 
·         2001 - The Essential Journey
·         2002 - Red 13

Fontes: 


Journey live in Manila - Parte 1





Journey live in Manila - Parte 2






André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); presidiu o Centro acadêmico do curso de História no UNIFEG em 2007, é membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Escreve para o Blog do André Stanley, sobre assuntos diversos.




Um comentário:

  1. Olá André eu sem querer vi o seu Blog e vi esse tópico:
    Journey: Banda responsável por grandes hits da história do Rock.
    Achei bem legal porque eu curto muito a banda e sou compositor e recentemente eu fiz um album com musicas autorais cantadas em inglês que se chama Across The stars - Plexus onde todas as musicas são minhas em parceria com mais outros 2 compositores . Uma das musicas tem uma forte influencia da banda Journey (www.youtube.com/watch?v=eBzapTZxf1Y) Deixe seu comentário( bom ou ruim ) sobre ele se você puder . O seu feedback é muito importante para mim .
    Obrigado pela sua atenção .

    Gustavo Vidigal

    ResponderExcluir

Postagens Populares