terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Finlândia vai abolir o juramento religioso nos tribunais.



A Finlândia dá um passo avante em direção à construção de um estado laico por excelência. O país vai abolir o juramento religioso nos tribunais. A partir de 2016 não será mais necessário que testemunhas em casos legais jurem em nome de deus, como ocorre desde sempre em países ocidentais, mesmo sendo esses laicos em suas constituições. A noticia saiu no jornal local Savon Sanomat, esse último domingo - 27/12/2015.

Até que o costume se consolide as pessoas poderão escolher entre dois tipos de "juramentos", o que eles chamam de "todistajan vala "(Juramento da testemunha) ou o "todistajan vakuutus" (Afirmação da testemunha). No primeiro caso a pessoa faz um juramento à um deus onipotente e onipresente, enquanto no segundo caso a pessoa jura pela sua própria honra e consciência. 

Essa decisão parece ser um avanço nos procedimentos jurídicos. Notemos que a Finlândia possui há anos os melhores índices nas avaliações pertinentes à educação do mundo e recentemente está trabalhando na elaboração de um projeto para abolir gradualmente as matérias das escolas, ou seja desfragmentar o ensino e dar mais autonomia ao aluno. Parece que podemos esperar muitas novidades e quebra de paradigmas desse pequeno país do norte europeu.

Fonte: Yle 


André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); É membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Administra e escreve para os blogs: Blog do André Stanley (blogdoandrestanley.blogspot.com) – Sobre História, política, arte, religião, humor e assuntos diversos e Stanley Personal Teacher (stanleypersonalteacher.blogspot.com) onde da dicas de Inglês e posta exercícios para todos os níveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares