sábado, 2 de janeiro de 2016

Filme irlandês sobre garotinha que não acredita em deus vem acumulando prêmios.




Esse curta metragem irlandês, conta a história de uma garotinha que as vésperas de sua primeira comunhão se declara ateia. Com sua declaração a menina passa a sofrer certa intolerância por parte de seus colegas e até mesmo de seu professor que visivelmente não sabe como lidar com a situação adversa, ja que é ele o responsável pela preparação dos alunos para a primeira comunhão. Rúbaí é uma garotinha questionadora, e quando um padre a adverte sobre seu suposto ateísmo lhe pergunta, " Você não leu a Bíblia?" Ela simplesmente contra-ataca com outra pergunta: "Você não leu Charles Darwin? Eis um cara que faz sentido."

Rúbaí é interpretada pela atriz mirim Doireann Ní Fhoighil que na época das filmagens - 2013 - tinha apenas 7 anos de idade. Ela foi escolhida dentre 43 candidatas para atuar no papel principal do curta. O diretor Ní Fhiannachta, afirma que não é um filme sobre ateísmo, mas sim sobre como uma pessoa de pensamento livre coloca em xeque as tradições conservadoras da sociedade. 

Recentemente o filme foi premiado como melhor curta no festival de Sardenha na Espanha. E vem ganhando diversas indicações e premiações importantes do gênero curta. Dentre eles estão Cleveland International Film Festival’s Programmer’s Choice Award e Children’s Jury Award at this year’s Alé Kino na Polônia.

O tema do filme parece claro, trazer a tona o debate sobre o ensino religioso nas escolas, debate que no Brasil - país que assim como a Irlanda possui maioria católica - vez ou outra aparece nas pautas das escolas e do poder público. 

O filme tem aproximadamente 10 minutos e sua língua original é irlandês, mas temos uma versão com legendas em inglês que foi por sua vez traduzidas para português. Assista abaixo, e comente...



Fontes:





André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); É membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Administra e escreve para os blogs: Blog do André Stanley (blogdoandrestanley.blogspot.com) – Sobre História, política, arte, religião, humor e assuntos diversos e Stanley Personal Teacher (stanleypersonalteacher.blogspot.com) onde da dicas de Inglês e posta exercícios para todos os níveis.

Um comentário:

  1. Hahahha
    "Se tinha 16 corvos na árvore, e o fazendeiro atira em 4, quantos corvos sobram?"
    Rúbaí: "Nenhum!"
    "Errado. Se ele atira em 4, sobram 12"
    Rúbaí: "Se ele dispara sua arma, ele espanta os corvos, e eles vão embora."
    Kkkkk
    Na teoria é lindo. Ela foi além. Muito bom.

    ResponderExcluir

Postagens Populares