quinta-feira, 22 de março de 2018

(Filme) As Horas: Uma visão cronológica da homossexualidade feminina vista por três gerações.





Nome: As Horas
Nome original: The Hours
Direção: Stephen Daldry
Ano de produção: 2002
País: Reino Unido/EUA
Baseado no livro “As horas” de Michael Cunningham


Esta obra possui uma formula peculiar de apresentar a metamorfose da mentalidade da sociedade no decorrer do século XX até o início do XXI. Focando três personagens de épocas diferentes Stephen Daltry contrasta o conservadorismo da década de 40 em uma Inglaterra ainda sob influência vitoriana, a sociedade de aparências da Los Angeles da década de 50, e a chamada sociedade dos “extremos” que vivemos atualmente.

Clarissa, personagem de Maryl Streep, prepara uma festa para comemorar o prêmio recebido  por seu amigo Richard. Um poeta que vive seu inferno particular em decorrência do estado avançado de sequelas provocadas pela aids. O que liga esta personagem que vive na Nova York do início do século XXI com Virginia Woolf, não é o simples fato de seu nome ser o mesmo que a personagem principal do livro “Mrs. Dalloway”escrito por  Woolf . A Clarissa contemporânea parece reviver a original idealizada por woolf na década de 20, com as proporções da nossa era de “liberdades conquistadas”. 

E o personagem Richard é tido como um simples coadjuvante, mas este esta ligado diretamente a Laura Brown, a outra protagonista do filme. Richard Brown é o único personagem da trama mostrado em dois momentos diferentes. É interessante quando notamos que o Richard, amigo de Clarissa na Nova York do inicio do século XXI, é o mesmo mostrado ainda garoto na Los Angeles dos anos 50 vivendo com a mãe e o pai uma vida que era certamente uma “pintura” bem feita do “American way of life”. Esta trama que intermedia as outras duas mulheres citadas acima tem como protagonista Laura Brown que é interpretada pela ótima atriz Juliane Moore .

    Laura Brown é a típica dona de casa da década de 50. Todos os elementos foram introduzidos nesta personagem, para que sua imagem simbolizasse a submissão feminina, mesmo sendo seu marido indiferente a isto. É uma submissão convencional da sociedade àquela época. E é justamente neste pano de fundo que esta fluindo o drama particular de Laura Brown . A esposa que aos olhos do marido é perfeita, e que diante do filho simula uma ternura incontestavelmente falsa até mesmo pelo pequeno Richard. 

O drama pessoal de Laura se torna evidente ao telespectador na belíssima cena do beijo da protagonista em sua vizinha, que também vem sofrendo sua mazela de não poder engravidar. Este beijo é um dos momento altos do filme. Simboliza a quebra dos valores tradicionais daquela sociedade. É quando a personagem deixa transbordar seu desejo encarcerado por detrás das cortinas do estilo de vida americano.



O diretor se utiliza destas três personagens para traçar a evolução do homossexualismo durante o século XX, Virginia Woolf representa o início do século, com seu casamento infeliz apesar do empenho do marido. E uma depressão que ira desencadear uma forte vontade de acabar com sua própria vida, o que ocorre na vida real em 1941. Laura Brown encarna a infeliz dona de casa que tem que manter seu segredo guardado de uma sociedade que via na manutenção da boa aparência  a maior busca da vida. Compartilhava da mesma  infelicidade de sua antecessora. 

Também tinha pensamentos suicidas, mas sua educação para o servir, em detrimento do viver, sempre foi mais forte que seu desejo mórbido, preferiu entretanto abandonar seu marido e filho em busca de se libertar de tamanha hipocrisia. 

Clarissa é uma lésbica do século XXI, que usufrui de todas as liberdades conquistadas no decorrer deste século. Clarissa entretanto não esta isenta de sofrimentos. O amigo homossexual que definha vitima da aids, é seu maior pesar.

O fio condutor que liga as três histórias, é em um primeiro momento um tanto obscuro. O que  pode dificultar o entendimento do espectador é o fato de as três histórias surgirem na tela de forma caótica traçando um  paralelo entre as protagonistas da trama. A base utilizada é o romance “Mrs Dalloway” escrito por Virgínia Woolf que é interpretada no filme por Nicole Kidman. O conflito interior Desta personagem - que é a única personagem histórica do filme - é   a inspiração para o desenrolar da história. Casada com Leonard Woolf, Virgínia vê sua conturbada vida se afunilando rumo ao desespero. Sua criatividade parece se esvair a cada dia. O apego de Leonard tentando de tudo pela sua recuperação a machuca profundamente. E o seu desejo incessante de voltar a Londres alimenta seu profundo sentimento de cárcere. Mas o que culmina em seu ato suicida certamente será melhor esclarecido, analisando as outras duas personagens e sua ligação com esta.





    André Stanley é escritor e professor de História, Inglês e Espanhol, autor do livro "O Cadáver", editor dos blogs: (Blog do André Stanley, Stanley Personal Teacher). Colaborador do site especializado em Heavy Metal Whiplash. Foi um dos membros fundadores da banda de Heavy Metal mineira Seven Keys. Também é fotógrafo e artista digital.

Um comentário:

  1. Smash Flash 4
    Legend is on our side with a new update to Super Smash Flash, a fighting game that everyone knows. More fun and more challenging sections await you, moreover, Super Smash Flash 4 version 4 has been developed as much as graphics in the section. Super Smash Flash 4 is your opponent and you look forward

    ResponderExcluir

Postagens Populares