quarta-feira, 16 de maio de 2018

FOLLOW THE CIPHER: A nova grande promessa do Metal sueco.



Já não é mais surpresa anunciar ótimas bandas de Metal oriundas da Suécia. A nova promessa dessas terras gélidas se chama FOLLOW THE CIPHER. Esta banda de Metal Melódico segue à risca a escola que a formou, mas ainda assim, consegue estabelecer sua identidade. Seu fundador, o guitarrista Ken Kängström, já é conhecido da cena, pois ele é o coautor de várias músicas do SABATON, além de ter participado das gravações das guitarras nos três últimos álbuns desta banda.

Em 2014, Ken decidiu se tornar protagonista e criar sua própria banda, começou a trabalhar duro compondo material inédito e buscando os integrantes certos. Foi nesse interim que conheceu a vocalista Linda Toni Grahn, com quem firmou uma parceria muito frutífera. Nascia então o FOLLOW THE CIPHER. Começaram a recrutar novos músicos e depois de experimentar algumas formações, se estabilizaram com 5 membros. Na bateria temos Karl Löfgren, na guitarra Viktor Carlsson e Jonas Asplind é o baixista. Agora com o time completo acabaram de lançar seu álbum de estreia (2018) autointitulado. É notório o uso de teclados e sintetizadores nas canções, mas a banda não conta com um tecladista fixo, portanto, ao vivo eles se utilizam de samplers pré-gravados, o que é largamente utilizado por bandas de Metal Sinfônico.

Sei que o Metal Melódico enfrenta uma fase de saturação, onde muitos clichês vêm sendo reproduzidos ao longo dos anos e que já nos acostumamos a não esperar nada de inovador nesse estilo, no entanto, apesar desta banda recorrer a vários moldes consagrados, como refrãos grandiloquentes, solos rápidos e vocais melódicos, há algo de peculiar nessa banda.

Estou falando da atmosfera criada pelas canções, que se encaixa perfeitamente à temática proposta pela banda. Eles criaram um mundo – explícito nas artes gráficas, figurino dos músicos e nas letras das canções – onde um grupo de rebeldes, conhecidos como “The Cipher,” lutam contra uma nova ordem mundial pós apocalíptica. Apesar de ser um enredo também explorado em demasia por séries e filmes hoje em dia, FOLLOW THE CIPHER é uma experiencia auditiva única.

Vestidos a caráter, os próprios membros da banda encarnam as personagens dessa trama, inclusive em suas apresentações ao vivo, mas é inegável que a vocalista Linda Toni rouba cena com seu cabelo rosa e sua voz robusta – e apenas como curiosidade, ela parece ser uma profissional da maquiagem, já que você pode encontrar alguns vídeos dela fazendo tutoriais de maquiagem no youtube.

Comparações com outras bandas do estilo serão feitas, como sempre. Há algumas músicas que lembram um pouco NIGHTWISH na época de Anete Olson. Há algumas intervenções de vocais masculinos que podem levar alguns a compararem com seus conterrâneos do AMARANTHE, mas a verdade é que os caras conseguiram criar uma identidade própria, mesmo com o mercado saturado.

Esse álbum é altamente recomendável para quem gosta de vocais femininos de alta qualidade, refrãos melódicos e de sociedades distópicas.

Assistam o clipe de Valkyria, do primeiro álbum de FOLLOW THE CIPHER.




Tracklist Follow The Cipher – Follow The Cipher




1.           Enter The Cipher
2.           Valkyria
3.           My Soldier
4.           Winterfall
5.           Titan’s Call
6.           The Rising
7.           A Mind’s Escape
8.           Play With Fire
9.           I Revive
10.       Starlight
11.       Carolus Rex
Line Up – Follow The Cipher
§     Linda Toni Grahn (Vocals)
§     Ken Kängström (Gitarre)
§     Karl Löfgren (Schlagzeug)
§     Viktor Carlsson (Gitarre, Vocals)
§     Jonas Asplind (Bass)


Fontes:



André Stanley é escritor e professor de História, Inglês e Espanhol, autor do livro "O Cadáver", editor dos blogs: (Blog do André Stanley, Stanley Personal Teacher). Colaborador do site especializado em Heavy Metal Whiplash. Foi um dos membros fundadores da banda de Heavy Metal mineira Seven Keys. Também é fotógrafo e artista digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares