segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Uma combatente do IRA em ação? Conheça a história por trás desta imagem icônica

    

Foto de Colman Doyle (Entre 1970-1979) National Library of Ireland: Catalogue

A foto de uma mulher se protegendo atrás de uma parede enquanto atira com um fuzil foi largamente compartilhada nas redes sociais no final de 2019 e voltou a ser viral recentemente. O texto que acompanha a imagem, obviamente sem autor ou fonte para pesquisa, diz que a fotografia foi tirada em 1972, na Irlanda, e se trata  

“de uma garota atirando na arma do seu namorado ferido em uma batalha contra o exército britânico (sobreviveu depois de ser transportado para um lugar seguro, coberto pela sua namorada, quem enfrentou os soldados britânicos até ser Assassinada).Quando o comandante do batalhão inglês descobriu que tinham lutado contra uma mulher, ordenou aos seus soldados que não tocassem o seu cadáver e permitiu que os irlandeses a enterrassem. Estes ouviram o comandante inglês exclamar; -"a rainha não se preocupa com nós como esta mulher se preocupou x seu homem e sua terra". A foto foi escolhida para o dia da mulher na Irlanda, ao lado da frase: " não tenha medo de estar associado com uma mulher forte. O dia pode chegar e ela será o teu único exército "

 

Quem escreveu o texto?

A história é realmente muito chocante e excessivamente romantizada, algo que por si só já nos levanta a suspeita sobre a sua veracidade. Talvez a razão da existência desse tipo de publicações seja nos motivar e atiçar algum espírito revolucionário em nós, afinal vivemos tempos sombrios. É praticamente impossível determinar a origem deste texto. O que se sabe é que parece ter começado a circular na Inglaterra e depois migrou para outros países. É possível encontrar versões em inglês e espanhol do mesmo texto.


Quem tirou a foto? Quem é a mulher? 

A foto é verdadeira, e foi tirada pelo fotógrafo irlandês Colman Doyle em Belfast entre 1970 e 1979, segundo o catálogo do autor no site da Biblioteca Nacional da Irlanda.

O site de verificação de fatos “Snopes” conversou com o fotógrafo em abril deste ano para tentar descobrir a identidade da mulher que viralizou na internet, mas obteve uma resposta decepcionante do autor da foto. Segundo Doyle, que já passa dos 80 anos de idade, não há como saber quem é a tal mulher já que ele mal se lembra da ocasião, ele disse que foi “atrás desta jovem mulher que disparou dois tiros, eu acho.... depois ela simplesmente desapareceu.”

O site também conversou com o historiador Niall Gilmartin para tentar esclarecer algo sobre a misteriosa foto. Gilmartin estuda a participação das mulheres nos conflitos entre o IRA e o exercito britânico, e diz não ter dúvida de que a foto foi produzida “É quase certo que esta é uma foto publicitária produzida, e não um tiroteio... O IRA criava várias amostras de força, nem sempre para câmeras, mas frequentemente apenas para a comunidade local.”

Esta informação de Gilmartin é corroborada por outro historiador irlandês John O’Neill que diz que “há uma série destas imagens que incluem a mesma figura feminina em vários cenários” o que sugere que foi uma cessão publicitária. Um cartaz de propaganda do IRA de 1974 mostra três mulheres revistando um homem e a mulher da direita parece ser a mesma que aparece na foto de Doyle. Segundo Doyle, não foi ele que fotografou essa imagem do cartaz, mas segundo o site RTE, Doyle tinha certa proximidade com Martin Meehan, comandante do IRA na ocasião e que permitia que Doyle tirasse fotos de seus combatentes.

De fato podemos encontrar algumas outras versões de fotos em que aparecem a mesma mulher de jaqueta de couro e saia com bolinhas brancas juntamente com outras em poses diferentes, mas nunca saberemos quem é a misteriosa figura feminina que enche as redes sociais com uma história heroica que nunca aconteceu. 




Fato é que a imagem correu o mundo propagando a mesma mensagem e ilustrou livros, canecas e camisetas e nem mesmo sabemos se a mulher em questão já morreu ou ainda está viva morando em alguma cidadezinha pacata da Irlanda, quem sabe? Isso nos deixa com uma reflexão a fazer. O quão confiável é a internet? Pessoas compram histórias facilmente, negligenciando a pesquisa e os fatos em si. Colman Doyle, o fotógrafo que foi responsável por eternizar essa imagem heroica de uma mulher guerrilheira supostamente em combate, disse que a história fabricada que está ligada a sua fotografia “ é um bom exemplo de toda imundice que sai na internet entre todo o resto.”

Image via Dieter Reinisch

Talvez alguém possa dizer que não importa quem é a mulher da foto, nem mesmo se é uma foto de um combate real ou de alguém fingindo estar combatendo, mas sim o que ela representa para quem a tem como elemento motivador e causador da ação. O que acham?



Para saber mais:

· Ejecentral – Irlanda elogio esta foto para conmemorar el Día de la Mujer – https://www.ejecentral.com.mx/irlanda-eligio-esta-foto-para-conmemorar-el-dia-de-la-mujer/
Arquivo: https://archive.is/S0eXN

· The Guardian – Martin Meehan – https://www.theguardian.com/news/2007/nov/05/guardianobituaries.northernireland

· Snopes – Is This an IRA Fighter Defending Her Fiancé?- https://www.snopes.com/news/2020/04/30/ira-woman-with-rifle-in-belfast/
Arquivo: https://archive.is/kFaxN

· Female IRA fighter, 1970s – Rare Historical Photos - https://rarehistoricalphotos.com/female-ira-fighter-1970s/
Arquivo: https://archive.is/h0lLl

· Rise to peace – Women of the Irish Republican Army: Powerful or Powerless? https://www.risetopeace.org/2019/07/10/women-of-the-irish-republican-army-powerful-or-powerless/smatassa/
Arquivo: https://archive.is/wyqwI




André Stanley é escritor e professor de História, Inglês e Espanhol, autor do livro "O Cadáver", editor dos blogs: (Blog do André Stanley, Stanley Personal Teacher). Colaborador do site especializado em Heavy Metal Whiplash. Foi um dos membros fundadores da banda de Heavy Metal mineira Seven Keys. Também é fotógrafo e artista digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares