quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Vida Secreta das Palavras - Simplesmente melancólico, porém belo





Ficha Técnica

Gênero: Drama
Direção: Isabel Coixet
Roteiro: Isabel Coixet
Elenco: Eddie Marsan, Javier Cámara, Sarah Polley, Steven Mackintosh, Tim Robbins
Produção: Esther García
Fotografia: Jean-Claude Larrieu
Duração: 117 min.
Ano: 2005


Há alguns filmes que realmente tocam algo que não sei bem o que é. Mas nos deixam a pensar sobre a vida. Não de uma forma chocante e brutal como alguns filmes atuais vêm fazendo. Às vezes é apenas um roteiro bem escrito nas mãos de um diretor sensível a história basta para criar uma bela trama. A vida secreta das palavras é um filme barato que tem o aval da produtora de Pedro Almodôvar. É um filme um tanto acinzentado, como um verdadeiro melodrama nórdico, mas visualmente o filme não nos revela muito a respeito do enredo. São os próprios personagens inertes e sem vida que narram suas pelejas pessoais com muito custo. Fica a cargo dos diálogos entre os protagonistas o processo de desenrolar a história. Joseph, um técnico de uma plataforma petrolífera que se encontra acamado por conta de um acidente, e Hanna sua enfermeira prestativa e calada, aprendem um com o outro que sentimentos quando transformados em palavras às vezes pode fazer algum bem. 


O acidentado paciente Joseph desnuda suas agruras de forma automática, já que sempre tivera um caráter extrovertido, por outro lado sua confidente sofria de um silencio crônico que mal deixava escapar sua voz. Hanna se voluntariou para cuidar desse doente simplesmente por estar de licença de seu emprego, e não suportava a quebra de sua rotina de trabalho. Justamente no trabalho ela encontrava uma paz, ainda que parcial, pois seu silencio feria seus colegas de trabalho industriais. Mas nem mesmo a silenciosa Hanna pode deixar passar em brancas nuvens a atitude descompromissada de Joseph, seu paciente impertinente, que a interrogava sobre tudo. Belo filme que obviamente passará despercebido do grande público.

Assista ao trailer:







André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); É membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Administra e escreve para os blogs: Blog do André Stanley (blogdoandrestanley.blogspot.com) Sobre História, política, arte, religião, humor e assuntos diversos e Stanley Personal Teacher (stanleypersonalteacher.blogspot.com) onde da dicas de Inglês e posta exercícios para todos os níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares