sexta-feira, 5 de julho de 2013

Fanatismo Religioso - A ignorância histórica dos conservadores religiosos.


Um velho texto da internet que ainda serve para calar a boca da nova safra de pastores evangélicos brasileiros.



Carta aberta para Dra. Laura Schlessinger

Laura Schlessinger é uma personalidade da rádio americana que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show.
Certa vez ela teria dito que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 e não pode ser perdoada em qualquer circunstância.
O texto abaixo é uma carta aberta supostamente enviada para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano (disponibilizada e traduzida na Internet).

“Cara Dra. Laura:

Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu programa, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quanto posso.

Quando alguém tenta defender a homossexualidade, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim de debate.
Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:
a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual acha que seria um preço justo por ela?

c) Eu sei que não é permitido ter contacto com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como é que eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode-me esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?

e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?

f) Tenho um amigo meu que gosta de comer moluscos, sendo que este comportamento é abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade? Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?

g) Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?

i) Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco)


j) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?

Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar.
Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.
Seu discípulo e fã
(Nome mantido em sigilo)


Minha Opinião:
Só para lembrar:

Levítico é o terceiro livro do velho testamento da bíblia sagrada.

É um dos livros que compõe o pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia que segundo a tradição cristã foi escrito por Moisés. O nome desse livro provem da Tribo de Levi, a tribo de Israel a qual foi escolhida para exercer a função de sacerdotes em Israel. É basicamente um livro de leis.Um livro que contem todas a leis que os hebreus deveriam seguir a risca. Devemos lembra que se tratava de um época inóspita, com pessoas acostumadas as maiores atrocidades que um ser humano é capaz de fazer. Era importante que uma legislação colocasse ordem nesse povo. Seria insano aplica-lo em qualquer sociedade atual. O levítico deve ser lido como um documento histórico, um conjunto de leis e obrigações que um povo da antiguidade seguia. Era uma forma arcaica de constituição, uma forma de colocar ordem em uma sociedade semi-selvagem. Uma sociedade que de tão inóspita necessitava de uma carta teológica para que fosse conduzida sob o julgo do medo da punição. O braço da lei não podia ser contestada pois não era desse mundo, era em nome de Deus que esse lei deveria ser aplicada, e seus transgressores deveriam ser punidos severamente. Seria uma ingenuidade máxima acreditar que esse livro possa ser lido como um livro sagrada. Vivemos em uma outra época com uma sociedade muito diversa daquele a qual ele foi destinado. Crentes extremistas precisam tomar cuidado com suas alegações infantis a respeito da sacralidade das leis bíblicas. Lembre-se, se a bíblia é um livro sagrado, nada pode tirar a sacralidade do corão, da torá ou da qualquer outro livro sagrado de outras religiões. A bíblia é só mais um entre milhares de outros livros teológicos. pense nisso.


Não há como comprovar a originalidade dessa carta, pois a própria  Dra. Laura Schlessinger negou que fora direcionada a ela. Mas o que importa é que esse texto descreve satiricamente e por isso mesmo de forma contundente a ignorância histórica de muitos religiosos que  se utilizam de proselitismos tão imuteis e irrelevantes que se aproximam do idiotismo. É um texto aplicável a muitos religiosos da atual safra brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares