domingo, 8 de maio de 2016

Axl Rose no AC/DC - Não ficou tão ruim assim.




Vou dar meu pitaco sobre a apresentação do AC/DC com Axl Rose nos vocais. Como fã do AC/DC desde que eu era moleque, eu simplesmente fiquei abismado com tal escolha. Cara, o que que tem a ver Axl Rose no AC/DC? A primeira coisa que fiz quando li essa noticia em algum lugar foi procurar ver se era mais uma sacanagem do site SENSACIONALISTA, mas não era. Acho que a reação, principalmente dos fãs do AC/DC, foi a mesma. Como Assim? Simplesmente não dava nem para imaginar como ficariam as musicas do AC/DC cantada por Axl Rose. E ainda um Axl Rose velho e sem condições de uso, como ele vinha demonstrando nos anos anteriores quando ainda teimava em levar a banda Guns n' Roses adiante com músicos que encontrava por ai. Eis que então aparece a primeira gravação do show do AC/DC em Lisboa. A primeira que ouvi foi Back in Black. Como já era esperado, Não gostei do que ouvi. Achei que as melodias não estavam sendo respeitadas, mas como disse, isso era esperado de um fã incondicional do AC/DC, como eu. Mas depois apareceu pipocando pelo Facebook, Shoot to thrill. Já comecei a brigar comigo mesmo para dar mais uma chance pro cara. A musica ficou no mínimo bem cantada. 

Obvio que assistir uma apresentação do AC/DC sem o Brian Johnson já era difícil, e ainda ver um cara que até alguns meses atrás estava no ostracismo total, cantando no seu lugar foi muito barra pesada, mas ouvi novamente Shoot to Thrill. Dessa vez eu gostei um pouco mais, quando ouvi a música nova Rock or Bust, consegui curtir normalmente, ou seja, não vi tanta discrepância. A voz já parecia encaixar melhor e o timbre estava mais harmonizado.  

Ainda acho que o Axl não é a melhor escolha para os vocais do AC/DC, mas ele está fazendo um bom trabalho. Acho que o Rck n' Roll e o Heavy Metal é o estilo mais radical que existe, as vezes, os fãs se comportam mais como torcidas organizadas de futebol do que apreciadores de música. Por isso sempre vamos torcer o nariz para um integrante novo que entra na banda. Ainda mais quando esse é o vocalista. Acho que é difícil para um torcedor/fã do AC/DC deixar o preconceito de lado e ter um olhar crítico sobre o acontecimento. Mas é possível. Axl está cumprindo seu papel muito bem e me arrisco até a dizer, agora após a apresentação, que Axl se superou artisticamente.



Sobre as opiniões radicais destiladas pelos fãs da banda, creio que é muito compreensível pois, eu também achava a incompatibilidade entre AC/DC e Axl muito evidente. Creio que poderemos ficar tranquilos. Não acho que a banda dos irmãos Young vão mantê-lo na banda por mais tempo além dessa turnê. Parece que a escolha de Axl foi sim uma jogada de marketing. Afinal de contas é melhor substituir a voz de uma banda grandiosa como é o AC/DC por alguém que já tem também seu nome inscrito na história do Rock do que colocar um desconhecido, cujo único atributo é cantar bem. Imagine a decepção dos fãs que já haviam comprado os ingressos? Por mais que você odeie Axl Rose, ele faz parte dessa história e foi responsável por composições e interpretações magníficas em sua época áurea.


André Stanley alcunha de André Luiz Ribeiro é professor e escritor; autor do livro “O Cadáver” (Editora Multifoco – 2013); É membro efetivo da Asso. Dos Historiadores e pesquisadores dos Sertões do Jacuhy desde 2004. Atua hoje como professor e pesquisador de História Cultural. Também leciona língua inglesa, idioma que domina desde a adolescência, Administra e escreve para os blogs: Blog do André Stanley (blogdoandrestanley.blogspot.com) – Sobre História, política, arte, religião, humor e assuntos diversos e Stanley Personal Teacher (stanleypersonalteacher.blogspot.com) onde da dicas de Inglês e posta exercícios para todos os níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares